Pilates

Veja benefícios, origem e estilos do método

O Pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução.

Além disso, o Pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.

Os exercícios do Pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.

Os movimentos do Pilates priorizam o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

O Pilates tem como benefícios fortalecer os músculos abdominais, melhorar a postura, estabilizar e alongar a coluna, melhorar o equilíbrio e a força global.

  1. Alongamento: os exercícios alongam o corpo todo.
  2. Postura: melhora a postura do corpo.Leia também: Pole dance: a atividade capaz de mudar sua autoestima
  3. Tonifica a musculatura do abdômen: os exercícios trabalham essa musculatura o tempo todo.
  4. Percepção corporal: melhora a percepção do corpo e da mente.
  5. Resistência: aumenta a resistência física.

Da mesma forma, assim como muitas atividades físicas, o Pilates só traz benefícios na melhor idade.

“Para os idosos, reduz dores, aumenta autoconfiança para realizar tarefas diárias e melhora o equilíbrio”.

Joseh Pilates, criador do método, era filho de um ginasta. Na infância, sofreu com problemas como asma, raquitismo e febre reumática. Por volta dos 14 anos, começou a estudar musculação, ioga, boxe, ginástica e outras atividades.
Ele acreditava que a má postura e a respiração eram as causas dos seus problemas de saúde. Assim, ele criou o método para ajudar pacientes que tinham os mesmos problemas que ele.

O Pilates é, sem dúvidas, um exercício bastante completo e que traz variados benefícios para a saúde corporal e mental. Aliado à uma alimentação saudável e a outras atividades físicas, ele é capaz de promover grandes mudanças para a sua vida.

Agende a sua avaliação física gratuita!

Faça agora a sua Avaliação Física GRATUITA conosco é prático e rápido. Teremos o prazer em recebê-lo(a)!